sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tecnologia muda função de professor na sala de aula

No século 21, o papel do professor está se transformando, pois sua função muda de detentor do conhecimento para guia das investigações dos alunos.
O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser apenas transmissor de informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações.
Segundo Pedro Demo, 1998, o professor moderno apresenta, ou deveria apresentar, algumas características como: ser um pesquisador, assumir um compromisso com o questionamento reconstrutivo a fim de ultrapassar a simples socialização do conhecimento. Para tanto, é fundamental a consciência crítica, o questionamento para a construção ou para a realização de intervenção alternativa. O professor ao estruturar o planejamento da sua aula e ao utilizar novas técnicas estará experimentando outras propostas pedagógicas, qualificando o processo de ensino aprendizagem. 
O professor também necessita de atualização permanente, buscar sempre informações, saber o que está acontecendo, estar consciente da relação entre os diferentes saberes. Saber somente sobre a sua área de atuação não é mais suficiente para atender as necessidades dos alunos. Isto não quer dizer que o professor precise saber tudo, mas sim, saber o que o aluno quer conhecer. O processo educativo precisa estar vinculado ao contexto social, em que o sujeito - aluno - está inserido. Isso irá implicar em conhecer e usar instrumentação eletrônica, bem como outros recursos pedagógicos.

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